Espaço Ser

Idioma:
PortuguêsEnglishFrançaisEspañolItaliano
by Transposh - plugin de tradução para wordpress

Depoimentos

Os depoimentos a seguir são relatos de crianças, jovens e adultos que participam ou participaram das práticas/terapias da ONG, bem como de familiares e/ou responsáveis. Seus nomes foram modificados para preservar o sigilo e a privacidade dos depoentes.

O Espaço SER entrou em nossas vidas no inicio deste ano e tem nos ajudado muito. Ele foi um divisor para entendermos pelo que nosso filho estava passando. Estávamos totalmente perdidos e sem entender a melhor forma de ajudá-lo. Hoje vemos que as atividades propostas pela ONG têm feito muito bem a ele. Participa ativamente, criou novos vínculos e gosta de todas as atividades. Faz questão de participar e expressar o que sente e pensa sobre os assuntos propostos nas Rodas de Conversa.

A ONG nos fez entender que não somos os únicos passando por este processo da depressão, que é necessário falar sobre isto e estarmos sempre abertos para ouvir o outro. Temos um longo caminho pela frente, mas saber que temos apoio, faz diferença.

Só temos a agradecer a todos os participantes e voluntários.

Andrea,
mãe do Murillo de 21 anos

A ONG Espaço SER, é um lugar para você se sentir acolhido. Sempre estão a sua disposição, trazem muita alegria. Principalmente com a pandemia atual, nós precisamos de algo que nos mantenha alegres. As aulas são ministradas com instrutores acolhedores, que escutam tudo que o que aconteceu no seu dia a dia, te relaxam, te dão apoio e suporte necessário. Eu sempre me sinto bastante alegre e relaxada com as aulas, dão uma paz interior indescritível.

Conhecemos a ONG Espaço SER em janeiro de 2020. Fomos muito bem recebidos pelas voluntárias do acolhimento e pelo Fernando. Quanto carinho e atenção ele nos deu no primeiro dia e aos poucos percebemos que ele é sempre assim, com todos que o procuram. Depois conhecemos a Tânia que também faz tudo com muito amor! É maravilhoso ver esses pais que passaram por um sofrimento tão grande e transformaram toda dor em amor para espalhar às pessoas que passam por momento de depressão ou sofrem com algum transtorno. Eles adotam os jovens como seus próprios filhos, abrindo a ONG com tantas atividades maravilhosas, como Yoga, Reiki, arteterapia, fotografia, Tai Chi, entre outras. Meu filho gosta muito de participar da ONG e percebi que ele sempre sai muito bem de lá!

As atividades fazem muito bem a ele e complementam todo o trabalho do psiquiatra e psicóloga. Ele faz terapia pela ONG e o ajuda muito. Minha gratidão eterna a vocês!

Meu filho está em uma escola onde foi bem recebido e com profissionais muito bons. E há algum tempo ele vêm chamando a minha atenção e eu também tenho notado que meu filho hoje com 13 anos vem em um estado de sofrimento interno com muitas nuances… Mas que gera uma insegurança e medo nele e em quem o ama ou o acompanha de perto como é o caso dos profissionais da escola. Em busca de lugares ou pessoas que pudessem nos ajudar chegamos no contato do Fernando, um dos fundadores da ONG Espaço SER onde fomos acolhidos com muito carinho e amor. Sabemos que nada muda de uma hora para outra e hoje ele vem sendo ajudado, compartilhando suas experiências com atividades como arteterapia, musicoterapia e muito mais, tendo contato com outros adolescentes que têm os mesmos medos e inseguranças. Eles trocam experiências e soluções, se ajudando mutuamente. Eu como responsável por ele, também sou acolhida na ONG Espaço SER, pois sabemos que todos temos que estar bem, somos bases para os nossos filhos como eles são parte do nosso caminho.

A ONG com todos os seus participantes que a formam são muito acolhedores e de um carinho imensurável… em cada palavra de força e ajuda. Tenho uma enorme gratidão a ONG Espaço SER.

Falar da ONG “Espaço SER – Casa Matheus Campos” é falar de gratidão e amor. 

Conhecer esse lugar foi para mim como encontrar um oásis em pleno deserto onde eu me encontrava com a escassez de esperança e minha convicção religiosa fervendo meus miolos.

Mas Deus nunca me abandonou,  colocando “anjos” em minha vida, para me ensinar, me direcionar e me sustentar nos momentos difíceis e foi num desses momentos que “Legiões de Anjos” apareceram na minha vida e do meu filho com o nome de ONG “Espaço SER – Casa Matheus Campos “, trazendo amparo, conhecimento, assistência e amor. 

Meu filho vai completar 2 anos na ONG, são nítidos a sua melhora e o seu desenvolvimento em relação a maturidade, autoconhecimento, autoconfiança, autoestima e coragem…

Sei que é um processo longo, mas não impossível, que cada conquista deve ser valorizada, que temos nossos limites, nossas dificuldades… mas isso não nos impede de sermos felizes, aprendendo a nos aceitar e sonhar. 

Aprendi que precisamos nos unir para nos fortalecer e assim ajudar àqueles que passam pelo mesmo problema.

Obrigada ONG “Espaço SER” 

Sou mãe da Camila e conheci a ONG Espaço SER – Casa Matheus Campos em um dos muitos momentos difíceis após uma internação dela. Queria ter um lugar onde ela pudesse ser acolhida e criasse vínculo com pessoas que pudessem entender seus sentimentos e aflições. E foi na ONG que ela encontrou, através de muita dedicação de todos e das terapias e práticas ocupacionais, um espaço só dela, fazendo com que superasse os momentos difíceis com mais tranquilidade e equilíbrio. Nesse caminho de amor e luz hoje vejo minha filha uma pessoa mais forte e feliz. Desejo que mais jovens possam se encontrar através do trabalho maravilhoso desenvolvido por vocês !!!

Luz e minha gratidão eterna.

A experiência de ser mãe de uma jovem com Personalidade borderline representa aprendizado e enfrentamento de desafios diários…é preciso entender os sinais mais sutis de uma pessoa que você ama demais. É preciso desenvolver o dom da percepção… É preciso reconhecer todas as suas sombras, para poder se desnudar diante do filho e, assim oferecer o melhor caminho para percorrer de mãos dadas…

Este caminho não é nada fácil, mas se torna mais leve com a assistência, companheirismo e empatia da ONG…

Sou eternamente grata por ter vocês caminhando ao nosso lado… 

Meu nome é Fernanda e gostaria de contar nossa estória. Minha filha Clara aos quatorze anos começou a dar os primeiros sintomas de depressão depois de um bullying na escola. Procuramos um renomado psiquiatra e ela foi medicada. 

Ela fazia desenhos e dizia que nunca mais voltaria para escola. Começou a não sair da cama, nem tomar banho e rabiscava coisas sem sentido.

Automutilação, raiva e olhos intensos. Sua postura curvou e ela só vestia preto. Só imaginava formas de suicídio. Como? Quatorze anos, amada, em uma família estável, amorosa. Como era possível? A evolução foi sendo rápida. Perdeu o ano letivo pois não conseguia frequentar a escola nova. O ano seguinte também não frequentou. Não acreditávamos em como ela se transformou, minha menininha falando em morrer. Inacreditável, de uma forma tão terrível para qualquer pai entender a impotência dessa situação. Entender que somos incapazes de salvar nossa própria filha, de defender ela do mal, da tristeza, é desesperador. Quando nos vimos impotentes pedi a Deus que me ajudasse a estar ao lado de pessoas que pudessem ajudá-la. Era só isso que pedia fervorosamente, num desespero enlouquecedor. Durante uma consulta, nossa pediatra e homeopata, que acompanha a Clara desde a gravidez, então nos indicou a ONG Espaço Ser e em um telefonema, no meio de arrepios e lágrimas, pois naquele momento pude sentir que havia sido atendida, mas não sabia o quanto, conhecemos a ONG ainda no começo. A Clara foi amparada no mesmo dia e logo estava frequentando diariamente as atividades e o amor que recebia era tão grande que, até hoje, aos dezesseis anos, durante a pandemia, não deixa de participar ativamente, principalmente da roda de conversa, musicoterapia, yoga, entre outros.

Encontrar outras pessoas que estão passando pela mesma situação, fez com que ela não se sentisse mais sozinha. Ela é amada e aprendeu a amar. Aprendeu a se sentir bem com ela mesma e a passar pelas dificuldades diárias da depressão. Não saberia agradecer a todos esses voluntários que são pessoas tão excepcionalmente maravilhosas. Pessoas evoluídas espiritualmente em uma comunhão de Amor fraterno. Gostaria de agradecer a Milene, Sandra, a psicóloga Maria Delia, e todos os outros voluntários pelo amparo que minha filha teve, que é indescritível! Caminhar ao lado de todos vocês é o maior presente do mundo. A Tânia e ao Fernando, uma vida de gratidão é muito pouco para agradecer por salvar-nos todos! Muito obrigada! Gratidão! Amor! Benção para vocês.

Foi um presente desta quarentena conhecer a ONG Espaço SER. Faz uns 5 meses que minha filha frequenta a ONG Online, a Arteterapia e o Yoga.  É gostoso de ver ela participando e interagindo toda feliz. Estas atividades são acolhimento neste momento de isolamento e ansiedade que estamos vivendo nesta pandemia. Teve uma melhora no sono, nos medos e insegurança.  
Gratidão, uma palavra que resume esse último ano. A um ano atrás, setembro de 2019. Eu decidi acabar com meu ciclo de vida, tinha passado nos últimos meses pelos piores momentos da minha vida. Eu simplesmente não via mais sentido, a minha rotina simplesmente era ficar deitada na minha cama chorando, sentindo um vazio imenso que tirava tudo de mim. Às vezes quando abria os olhos de manhã, eu perguntava a mim mesma o que ainda estava fazendo aqui. Sempre tive acompanhamento psicólogo e psiquiátrico, que felizmente era um ponto muito positivo, pois sei que existem milhares de pessoas que passam pelo mesmo problema que eu e nunca tiveram um profissional para os acompanhar.  Estamos em um mês muito significativo, pois se trata do mês onde os problemas psicológicos se tornam mais visíveis. Debate-se muito sobre suicídio. Algo que, como sobrevivente de tentativa de suicídio, gostaria de deixar bem claro, é que quando se toma a árdua decisão de acabar com sua própria existência, há uma dor imensurável. Não é uma forma de chamar atenção como a maioria das pessoas pensa. Isto não é brincadeira, é um problema que tem atingido milhares pessoas no mundo, independente da sua classe social ou cor de pele. Se você tem problemas psicológicos não se cale, procure um profissional que possa te auxiliar, procure ONGs que trabalhem com ajuda terapêutica. Isso irá te auxiliar muito. Você não está sozinho nessa luta, existem várias pessoas de luz dispostas a te ajudar. Aqui deixo o meu agradecimento a minha psicóloga, Espaço SER – Casa Matheus Campos, a meu tio que sempre encontrou as melhores palavras para me ajudar, a minha tia e toda minha família. Você não está sozinho! Muita luz pra você.

Eu fui diagnosticada com depressão profunda por volta dos 18 anos, fiquei internada em clínica psiquiátrica e não via sentido para nada. Aos 19, fiquei isolada por quase um ano em casa sem nenhuma perspectiva. Já não pensava mais no futuro… E foi quando resolvi dar uma chance para eu me tratar de verdade. Entre altos e baixos, estou buscando meu equilíbrio interno.

Quando começamos a ficar em quarentena eu não levei um choque muito grande, porque já estava há um tempo com terapia e acompanhamento psiquiátrico. Também passamos a fazer as mesmas atividades de forma on-line. Não temos o contato físico, mas podemos usufruir das atividades da mesma forma; então, tudo isso está auxiliando muito nesse período de pandemia.