Espaço Ser

Idioma:
PortuguêsEnglishFrançaisEspañolItaliano
by Transposh - plugin de tradução para wordpress

Programa
Help for Life

IMG_5201 (1)

O Programa HELP FOR LIFE foi concebido através de uma parceria entre o Espaço SER – Casa Matheus Campos e a ONG Suíça HELP FOR HOPE, com sede em Genebra.

Nós do Espaço SER tínhamos uma preocupação instigante: como prevenir e amenizar os efeitos da ansiedade e depressão nas crianças e  jovens, antes que eles começassem a causar danos emocionais?

Esse foi nosso ponto de partida, ser parceiros das escolas, compartilhar nossa experiência que tem dado resultados bem positivos E assim nasceu nosso programa HELP FOR LIFE  e a ONG suíça abraçou de prontidão.

Anualmente, 9 escolas públicas e/ou privadas são selecionadas  e fazemos a intervenção em datas e horários previamente agendados com a Coordenação. São150 jovens  de 14 a 18 anos por  escola, que em uma manhã ou tarde, participam de uma vivência.

Levamos uma das práticas energéticas que são trabalhadas com sucesso no Espaço SER: Tai Chi e/ou Yoga e/ou Kung Fu. Conversamos com os alunos sobre a questão da depressão, ansiedade e os benefícios que essas práticas trazem para o equilíbrio do corpo e mente. Após essa explanação inicia a atividade com os alunos. Essas práticas estimulam o autoconhecimento, concentração, serenidade, energia, enfim, os benefícios são inúmeros.

 Um acolhimento psicológico individual, no mesmo dia da intervenção, dirigido para alunos indicados pela Coordenação e/ou aqueles que nos procurarem durantes as intervenções, também faz parte do programa. A ideia principal é de informar e orientar os alunos/familiares quanto a um possível tratamento a ser feito.

E para os professores, coordenação, direção e familiares, é dada uma palestra abordando a questão do cuidado com a saúde mental, depressão/ansiedade/transtornos mentais, etc. Conhecimento é poder! É imprescindivel estar a par dessas manifestações e dos sinais que as pessoas mostram, para que o mais cedo possível, sejam encaminhadas para tratamento. O trabalho realizado na ONG (protocolos terapêuticos), os pilares que nos norteiam, os casos de sucesso, etc., também, serão comentados.

O objetivo que almejamos, através desse programa, é mostrar a importância de inserir as Práticas Integrativas e Complementares no currículo regular das escolas, desde a mais tenra idade. Acreditamos muito que essa medida beneficiará, enormemente, alunos e também o corpo docente, promovendo equilíbrio emocional em toda a comunidade escolar, como também na prevenção de doenças mentais.

Nos anos de 2021 e 2022 levamos as práticas integrativas a mais de 2.000 jovens de escolas públicas e particulares.