Espaço Ser

Idioma:
PortuguêsEnglishFrançaisEspañolItaliano
by Transposh - plugin de tradução para wordpress

Programa
Help for Life

Rectangle 70(1)

O Programa HELP FOR LIFE foi concebido através de uma parceria entre o Espaço SER – Casa Matheus Campos e a ONG Suíça HELP FOR HOPE, com sede em Genebra.

Em 2021 levamos práticas integrativas a mais de 1.000 jovens de escolas!

Nós do Espaço SER tínhamos uma preocupação instigante: como prevenir, amenizar os efeitos da ansiedade e depressão nos jovens, antes que eles começassem a surgir nas escolas!!!!

Assim nasceu nosso projeto e a ONG suíça abraçou de prontidão.

Selecionamos, anualmente, escolas públicas e privadas. Deste modo, 150 jovens de cada escola, a partir de 14 anos de cada escola, em dia previamente agendado com a Coordenação, participam de uma vivência, numa manhã ou tarde.

Serão 3 etapas:

Escolha de 2 Práticas Integrativas e Complementares, Tai Chi e/ou Yoga (atividades que são trabalhadas com sucesso no Espaço SER). O instrutor de Yoga/Tai Chi fará uma breve explicação sobre a questão da depressão, ansiedade e os benefícios que essas práticas trazem para o equilíbrio do corpo e mente, e depois iniciará a atividade com os alunos. Essas práticas estimulam o autoconhecimento, concentração, serenidade, energia, enfim, os benefícios são inúmeros.

– Palestras para os professores, coordenação, direção e pais, sobre a questão do cuidado com a saúde mental, depressão/ ansiedade /transtornos mentais, etc. Conhecimento é poder! Todos deverão conhecer essas manifestações e os sinais que as pessoas manifestam, para que o mais cedo possível, sejam encaminhadas para tratamento. O trabalho realizado na ONG (protocolos terapêuticos), os pilares que nos norteiam, os casos de sucesso, etc., também, serão abordados.

– Acolhimento psicológico, no dia da intervenção, para alunos indicados pela Coordenação e/ou aqueles que nos procurarem durantes as intervenções. A ideia principal é de informar e orientar esses alunos quanto a um possível tratamento a ser feito. A análise de cada atendimento será repassada à coordenação da escola.

O objetivo que almejamos, através desse projeto, é mostrar a importância de inserir as Práticas Integrativas e Complementares no currículo regular, desde a mais tenra idade. Acreditamos muito que essa medida beneficiará, enormemente, alunos e também o corpo docente, promovendo equilíbrio emocional em toda a comunidade escolar, como também na prevenção de doenças mentais.